Qual é o prato em dias especiais na Inglaterra?

Almoço de domingo inglês

Almoço de domingo inglês

Normalmente aos domingos nós queremos uma comidinha especial, não é? É o dia da semana que nos achamos no direito de se esbaldar!

Muito se fala no English Breaksfast, Fish & Chips e Café da Tarde, mas sabe qual é o prato dos ingleses em ocasiões especiais? Roast Sunday.

O Roast Sunday como o nome já diz, é um assado de domingo. Este prato normalmente possui um ou dois tipos de carne assada, que pode ser beef (carne de boi), frango, carneiro ou porco (estes são os mais comuns). Atente para um detalhe: brasileiros costumam chamar carne de boi de meat em inglês, mas na verdade carne de boi em inglês é beef. Meat quer dizer qualquer tipo de carne, seja branca ou vermelha.

Apesar do nome “domingo”, não quer dizer que eles só comem aos domingos. É normalmente preparado na casa das famílias inglesas aos domingos porque o tempo de preparo é longo e durante a semana são poucos os que tem de duas a três horas para preparar uma refeição.

Além de ser um prato de domingo, está também presente em ocasiões especiais como Páscoa, Natal e qualquer outra reunião de amigos e família.

É tradição no pubs do Reino Unido servirem Roast Sunday aos domingos. Sempre que possível combino com os meus amigos de ir ao pub no domingo para almoçarmos juntos Roast Sunday e colocarmos o papo em dia.

Mas, o que vai neste prato especial dos britânicos além da carne assada?

Muitos vegetais cozidos e assados, yorkshire pudding (é a massa da panqueca que conhecemos, porém ao invés de feita na frigideira é assada, em forma de uma empada. A aparência nao é a mesma da empada…) e gravy (molho marronzinho, feito do molho da carne e também da água de preparo dos vegetais).

Quais são os vegetais que acompanham a carne assada? Brócolis, Couve flor com queijo, turnip, parsnips, batata assada, cenoura cozida ou assada, cebola assada, couve de bruxelas cozida, etc.

Parsnip parece uma cenoura branca, inclusive tem cheiro de cenoura, mas não o gosto. Eu amo e tem muita vitamina C.

Devo confessar que não morri de amores por este prato quando o experimentei pela primeira vez, mas acredite, vicia!

Sabe aquela vontade louca de comer comida japonesa? Quem gosta de comida japonesa sabe do que estou falando… Com o Sunday Roast acontece o mesmo!

Nao deixe Londres sem experimentar! Você encontra em qualquer esquina aos domingos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *