Cuidado nas ruas de Londres! Look LEFT!


Para nós brasileiros é um pouco confuso. Diria que não só no início quando chegamos por aqui porque até hoje quando estou de bicicleta fico confusa sobre qual lado da rua é o certo para estar, para onde virar e para onde olhar antes de atravessar. Talvez você se acostume mais rápido do que eu!

A direção dos veículos na Inglaterra fica do lado direito do carro, porém o câmbio é exatamente como o nosso, a única diferença é que você irá precisar trocar as marchas com a sua mão esquerda.

Você pode dirigir na Inglaterra com a sua carteria de motorista brasileira sem problemas, não há necessidade da carteira de motorista internacional, porém, esta será válida por um ano. Caso estiver morando por aqui por mais de um ano precisará tirar a carteria de motorista inglesa (driving license). Já nos outros países da Europa você irá precisar da carteira de motorista internacional, então melhor é garantir e providenciar isto antes de deixar o Brasil.

A confusão do lado “errado” vamos dizer, nem é tanto o volante do carro no lado direito, o problema é que tudo fica do lado oposto que estamos acostumados. Na hora de entrar em uma rua de carro, na hora de entrar em uma rotatória, a posição dos carros na estrada e consequentemente a ultrapassagem! No Brasil ultrapassamos pela esquerda e quem está mais devagar fica do lado direito, e aqui é o contrário…

Uma vez estava de passageira na frente do carro e quando a minha amiga entrou na rotatória do lado “errado” na minha cabeça pela esquerda quase tive um troço! Grudei no braço dela e ela surpresa perguntou: o que foi? Caí em mim e disse, nada, ufa!

A “lei seca” aqui realmente é seca, as pessoas respeitam muito e não bebem se precisam dirigir. Apesar de muitos carros na cidade, todo mundo usa transporte público ou bicicletas. O número de bicicletas na cidade a cada dia aumenta mais.

Nas faixas de pedestre em Londres se tiver um postinho com uma bola amarela em cima os pedestres tem preferência e os carros precisam parar. Quando não tiver este postinho normalmente terá o sinaleiro de pedestres, é só apertar e esperar a sua vez.

É confuso, acreditem! Todo cuidado é pouco seja a pé, de bicicleta ou de carro porque o nosso instinto e subconsciente nos leva a automaticamente olharmos para o lado errado, o lado que estamos acostumados no Brasil. Portanto, “Be careful and LOOK LEFT”!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *