Oyster Card – transporte público em Londres

cartão de transporte em LondresÉ a maneira mais econômica e fácil de se transportar em Londres.

Assim que chegar, se quiser usar o transporte público compre o Oyster Card. Custa £5, mas no fim da sua estada você pode devolver no guichê do metrô e receber seu dinheiro de volta. Fique atento para não deixar créditos no cartão porque o valor que você creditou e nao usou nao é reembolsado, apenas os £5 do valor do cartão.

As tarifas usando o oyster card são bem mais baratas do que se você optar por pagar as jornadas individualmente. Um exemplo prático: sem o cartão você paga £4 por cada jornada em zona 1 e 2 no metrô e, com o cartão a mesma jornada custa em horário *off-peak £1,90 ou em horário **peak £2,50.

Londres funciona por zonas, a zona 1 fica na região central, zona 2 circunda a zona 1, zona 3 circunda a zona 2 e assim por diante, até a zona 6.

Quando vier a Londres vale a pena se hospedar na zona 1 ou 2 para não desperdiçar muito tempo se transportando.

Se chegar pelo aeroporto de Heathrow que fica na zona 6, se tiver a intenção de ir para o hotel e sair para passear usando o transporte público vale a pena comprar o ticket diário que lhe permitirá pegar ônibus e metrôs ilimitadamente.

O ticket diário zona 1 a 6, custa £6.60 off-peak e £8 peak.

Agora se chegar tarde e pronto para cair na cama compre o cartão oyster e coloque créditos. A viagem será cobrada no sistema “pay as you go” e para atravessar as 6 zonas custará £4.50 no horário de rush (peak) ou £2.70 off-peak.

A partir do dia seguinte como provavelmente você irá transitar somente nas zonas 1 e 2 comece a usar o cartão de acordo com o que for mais vantajoso para você.

Se for ficar mais do que 3, 4 dias vale a pena optar pelo travelcard semanal que custa £27,60 com uso ilimitado nas zonas 1 e 2.

Se for ficar menos tempo, coloque créditos no oyster e use-o na forma “pay as you go”. Assim, gastará somente o que usar.

Para ter uma idéia, com o oyster card cada jornada de ônibus custa £1,30, cada jornada em zona 1 e 2 no metrô £1,90 no horário off-peak e £2,50 no horário de peak.

Porém, o Oyster tem um limite de gasto diário que se você usar em horário off peak o máximo que gastará por dia nas zonas 1 e 2 será £6,60 e se usar no horário de peak será £8. Depois que você atingir estes valores o sistema pára de cobrar automaticamente.

Se optar por andar somente de ônibus o passe semanal custa £17,60.  Pela opção “pay as you go” cada jornada custará £1,30 e, £4 será o valor máximo diário cobrado independente de quantos ônibus pegar.

* Off-peak – entre 09:30 e as 16:00 e depois das 19:00.

** Peak – entre 06:30 – 09:30 e entre 16:00 – 19:00.

 Para mais informações  visite http://www.tfl.gov.uk/tickets/14416.aspx

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>